O que é SEO Offpage?

SEO Offpagerefere-se a técnicas que podem ser usadas para melhorar a posição de um site na página de resultados do mecanismo de busca (SERPs). Muitas pessoas associam o SEO off-page ao link building, mas não é só isso. Em geral, o SEO fora da página tem a ver com os métodos de promoção – além do design do site – com o objetivo de classificar um site mais alto nos resultados da pesquisa.

Vamos levar isso desde o começo …

O que é SEO?

Search engine optimization é o termo usado para descrever um conjunto de processos que visam otimizar um site para os motores de busca. O SEO é importante não apenas para obter visitantes de alta qualidade da pesquisa, mas também é uma maneira de melhorar a facilidade de uso do site e aumentar sua credibilidade.

Os mecanismos de pesquisa estão usando algoritmos complexos para determinar quais páginas incluir em seu índice e a ordem em que elas são mostradas nos resultados da pesquisa.

O SEO é a maneira de “falar” para os mecanismos de pesquisa em um idioma que eles possam entender e fornecer mais informações sobre o seu site.

SEO tem dois componentes principais, On Page e SEO Offpage.

Na página SEO

Na página SEO refere-se às configurações que você pode aplicar em seu site para que ele seja otimizado para os mecanismos de pesquisa. As dicas de SEO mais importantes da página são:

  • Tendo otimizado títulos e descrições
  • Estruturas de URL adequadas
  • Navegação amigável ao usuário (breadcrumbs, sitemaps do usuário)
  • Links internos otimizados
  • Formatação de texto (uso de h1, h2, negrito etc)
  • Otimização de imagem (tamanho da imagem, nomes de imagem apropriados, uso de tag ALT)
  • Páginas 404 amigáveis ​​para o usuário
  • Carregamento rápido de páginas
  • Páginas amigáveis ​​para dispositivos móveis
  • Conteúdo fresco de alta qualidade (este é sempre o fator de SEO mais importante!)
  • Links externos (sem links quebrados ou links para sites ‘ruins’)

Você pode encontrar mais detalhes sobre todas as dicas acima no artigo Dicas para iniciantes .

SEO Offpage

Ao contrário do SEO on-page, SEO off-page refere-se a atividades que você pode realizar fora dos limites do seu site. Os mais importantes são:

  • Link Building
  • Marketing de mídia social
  • Bookmarking social

Vamos examiná-los em mais detalhes abaixo, mas primeiro deixe-me explicar sobre a importância e os benefícios do SEO fora da página.

Por que o SEO off-page é importante?

Os motores de busca vêm tentando há décadas encontrar uma maneira de retornar os melhores resultados para o pesquisador.

Para conseguir isso, eles levam em conta os fatores de SEO no local (descritos acima), alguns outros fatores de qualidade e SEO off-page.

Um site que é de alta qualidade e útil é mais provável que tenha referências (links) de outros sites; é mais provável que tenha menções nas mídias sociais (curtidas no Facebook, tweets, Pins, + 1s etc.) e é mais provável que seja marcada e compartilhada entre comunidades de usuários com opiniões semelhantes.

Quais são os benefícios do “SEO off-site” para os proprietários de sites?

Uma estratégia de SEO bem-sucedida fora do local gerará os seguintes benefícios para os proprietários de sites:

Aumento no ranking – O site terá uma classificação mais alta nas SERPs e isso também significa mais tráfego.

Aumento no PageRank – Page rank é um número entre 0 e 10, que indica a importância de um site aos olhos do Google. É o sistema inventado por Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google) e uma das razões pelas quais o Google foi tão bem sucedido em mostrar os resultados mais relevantes para o pesquisador. Page rank hoje é apenas um dos 250 fatores que o Google está usando para classificar sites.

Mais exposição – rankings mais altos também significam maior exposição, porque quando um site está nas primeiras posições: obtém mais links, mais visitas e mais menções de mídias sociais. É como uma sequência interminável de eventos onde uma coisa leva a outra e depois a outra, etc.

Link Building

O edifício da ligação é o mais popular e eficaz método de SEO fora da página. Basicamente, através da construção de links externos para o seu site, você está tentando reunir o maior número de votos que puder, de modo que você possa contornar seus concorrentes e se classificar mais alto.

Por exemplo, se alguém gosta desse artigo e faz referência a ele em seu website ou blog, isso é como dizer aos mecanismos de pesquisa que essa página tem boas informações.

Ao longo dos anos, os webmasters vêm tentando criar links para seus sites para obter classificações mais altas e inventaram várias maneiras de aumentar a contagem de links. As formas mais populares foram:

Diretórios do Blog – algo como páginas amarelas, mas cada entrada tinha um link apontando para um site.

Assinaturas do Fórum – Muitas pessoas estavam comentando em fóruns com o único propósito de obter um link para seu site (incluíam os links em sua assinatura).

Link de comentário – O mesmo conceito de assinaturas de fórum em que você faria comentários em algum outro site ou blog para obter um link de volta. Pior ainda, em vez de usar o seu nome real, você poderia usar palavras-chave, então, em vez de escrever ‘comentário de Alex Chris’, você escreveu ‘comentar como perder peso’.

Artigo Diretórios – Ao publicar seus artigos em diretórios do artigo você pode obter um link (ou 2) de volta para o seu site. Alguns diretórios de artigos aceitavam somente conteúdo exclusivo, enquanto outros diretórios aceitavam qualquer coisa, desde artigos de spin até artigos já publicados.

Diretórios de conteúdo compartilhado – Sites como hubpages e infobarrel permitiram que você publicasse conteúdo e, em troca, você poderia adicionar alguns links apontando para seus sites.

Esquemas de troca de links – Em vez de tentar publicar conteúdo, você pode entrar em contato com outros webmasters e trocar links. Em outras palavras, eu poderia vincular seu site ao meu e você poderia fazer o mesmo.

Em alguns casos, você pode até mesmo fazer trocas mais complicadas fazendo um link de três vias: Eu faço o link para o seu site a partir do meu site, mas você faz o link para o meu site a partir de um site diferente.

Perceba que usei o tempo passado para descrever todos os métodos acima, porque além de não funcionarem hoje, você nem deveria experimentá-los.

Se você tentar “enganar” os mecanismos de busca construindo links artificiais, é mais provável que você receba uma penalidade em vez de um aumento no ranking (especialmente quando se trata do Google).

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